domingo, 29 de novembro de 2009

Historia do Fisiculturismo

Fisiculturismo ou culturismo é um esporte cujo objetivo é buscar, por meio da musculação, a melhor formação muscular. Sua disputa ocorre em apresentações coletivas ou individuais, de comparação. Os requisitos são: volume, simetria, proporção e definição muscular.


História

A Federação Internacional de Fisiculturismo (International Federation of Bodybuilding, IFBB) regula o campeonato de culturismo mundial, o Mr. Olympia. Os maiores vencedores desse campeonato foram Lee Haney (oito vezes), Arnold Schwarzenegger (sete vezes), Dorian Yates (seis vezes) e Ronnie Coleman (oito vezes).

Apenas dois brasileiros competiram no Mr Olympia, um deles é o Luís Freitas, que competiu no Mr. Olympia de 1988(19º lugar), e o mais recente foi o Eduardo Correa que competiu em 2009 na categoria até 92 quilos ficando em um dúvidoso terceiro lugar, sendo considerado por boa parte da mídia especializada o verdadeiro campeão. O pequeno número de brasileiros na competição demonstra o alto nível dos competidores. Em 2007, Stephano D´agnello representou o Brasil no Oriente Médio, ocupando o 4° lugar no torneio IFPA Tehran Cup Pro Bodybuilding & Figure Contest Gallery (Irã).

Entre os principais culturistas estão: Arnold Schwarzenegger, Mike Mentzer, Lou Ferrigno, Lee Haney, Lee Priest, Adan Taylor, Dorian Yates e Ronnie Coleman.

No entanto, considerado por muitos o melhor fisiculturista da história é Arnold Schwarzenegger, pela sua extrema inventividade e habilidade no campo do fisiculturismo e da musculação, porém hoje os competidores já se encontram em um patamar acima do qual Arnld se apresentava, mas ele ainda é lembrado pela sua importância ao difundir o fisiculturismo pelo mundo.
[editar] Descrição

A musculação é um tipo de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis. Desse modo pode ser aplicada da forma isometria (contração mantida), isocinética (com velocidade angular constante) ou isotônica (alternância de contrações concêntricas e excêntricas), contínua ou intervalada, suave ou intensa, com recursos aeróbios ou anaeróbios.

Esta possibilidade de controle de tantas variáveis torna a musculação uma atividade física altamente versátil que pode ser usada para diferentes objetivos.
[editar] Estratégia

Para incrementar o aumento da massa muscular (hipertrofia), os fisiculturistas focam três principais pontos:

* Treinamento adequado com a resistência de pesos e demais atividades físicas;
* Nutrição especializada, incorporando proteínas e outros suplementos alimentares visando a liberação de hormônios para aumentar a síntese protéica;
* Repouso (descanso) adequado para a recomposição muscular.

[editar] Uso de anabolizantes

Na prática da musculação, muitos atletas acabam recorrendo ao uso de anabolizantes para o aumento de massa muscular em pouco tempo, que poderá ser prejudicial à saúde, já que estes são hormônios sintetizados, contudo não existe ainda evidência cientifica dos seus danos a longo prazo no corpo humano.

Entretanto, muitos atletas, profissionais ou amadores, conscientes dos malefícios dos efeitos das drogas, procuram profissionais nutricionistas e endocrinologistas para obtenção das possíveis melhoras em seus resultados.

O uso de drogas no culturismo profissional está ao nível de outros desportos competitivos mas a nível de atleta amador o caso muda de figura, sendo o desporto onde o uso de drogas é mais frequente.
[editar] Terceira idade

Estudos recentes vêm demonstrando a importância da musculação para a manutenção da qualidade de vida na terceira idade. Além dos exercícios aeróbios, o treinamento com levantamento de peso tem sido muito bem visto pelos profissionais e pesquisadores da área. Esta é uma visão onde, para manutenção ou ganho de massa muscular, o fisiculturismo bem orientado produz resultados mais efetivos.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Anabolizantes

Os anabolizantes, ou esteróides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de vários tecidos do corpo a partir do crescimento da célula e sua posterior divisão. Apesar de serem utilizados no tratamento de algumas doenças, os anabolizantes são utilizados em grande quantidade por pessoas que desejam aumentar o volume dos músculos e a força física.

De forma perigosa e exagerada, algumas pessoas utilizam os anabolizantes em grande quantidade e ainda em associação a outros hormônios para obter o resultado desejado mais rápido, o que pode provocar inúmeros efeitos colaterais indesejados. Dentre eles podemos citar: acne, impotência sexual, calvície, hipertensão arterial, esterilidade, insônia, dor de cabeça, aumento do colesterol maléfico à saúde, problemas cardíacos, crescimento de pêlos, engrossamento da voz, distúrbios testiculares e menstruais, entre outros. Existem alguns efeitos provocados por tal droga que não são revertidos, pois as chances de reversão dependem do comprometimento de cada organismo.

Os anabolizantes podem ser encontrados a partir do estrógeno (hormônio feminino produzido pelos ovários), andrógeno (hormônio masculino produzido pelos testículos) e cortisona (hormônio de ambos os sexos). São encontrados em forma de cremes, supositórios, cápsulas e injetáveis. São bastante utilizados por atletas que buscam a força física e a melhor resistência do organismo, mas tais substâncias são proibidas em desportos. Quando um atleta é submetido ao exame de antidoping e tal substância é detectada, o mesmo é desclassificado.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Descrição do Fisiculturismo esporte

Esporte Versus Sistema de Exercícios


O fisiculturismo como um sistema de exercícios é a forma mais efetiva e eficiente de fortalecer e desenvolver os músculos do corpo. Alguns pensam que o fisiculturismo é somente uma forma intensiva de competição, mas não um esporte. Contudo, penso que o fisiculturismo qualifica-se como um esporte por algumas razões. Uma delas é o incrível esforço atlético envolvido em treinar e desenvolver o físico para prepará-lo para uma competição. Outra é o alto nível de demanda atlética envolvida na parte de desempenho do fisiculturismo - isto é, fazer poses e flexões no palco. Como entraremos em mais detalhes adiante, ser capaz de posar durante uma competição, tencionar e flexionar seus músculos, ser capaz de manter poses por até uma hora ou mais de uma só vez - e fazer isso realmente bem, com níveis de energia altos e controle total do seu corpo inteiro - é uma façanha atlética comparável a de um pugilista enfrentando doze assaltos pelo campeonato mundial de peso-pesado.

Um motivo pelo qual as pessoas têm um entendimento confuso da natureza do fisiculturismo é que há dois tipos básicos de esportes - aqueles julgados por medidas (distância, rapidez, altura e assim por diante) e aqueles julgados pela forma (mergulho, ginástica, patinação no gelo). O fisiculturismo é um esporte de forma, mas, em vez de movimento, a forma envolvida é a do próprio corpo - tamanho, forma, proporção, definição e qualidade estética do físico conforme desenvolvidos na academia, preparados por dieta e exibidos fazendo-se poses de fisiculturismo.

Em qualquer evento, embora o fisiculturismo ainda não tenha se tornado um esporte olímpico, ele tem sido aceito pela comunidade internacional de esportes amadores e incluído em eventos como os Jogos Asiáticos e os Jogos Pan-Americanos. Portanto não é só minha a opinião de que o fisiculturismo é um esporte.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Matheus Cecin - o magricelo que se tornou gigante


Atleta que era muito magro e que tinha baixa autoestima encontrou na musculação uma maneira de se sentir bem


Matheus Cecin tem pouco mais de 20 anos e é mineiro, de Uberlândia.

Antes de se dedicar à musculação, adotava o futebol como esporte.

Aos 17 anos passou a levantar peso para ganhar massa muscular, por se considerar muito magro, o que derrubava sua autoestima.

Depois que começou a treinar com pesos desenvolveu uma bela musculatura e passou a se sentir mais auto-confiante.

Atualmente o atleta treina na academia Personal e Cia, juntamente com seu pai.

O treinamento de Matheus segue o padrão ABC, com séries de 10 a 12 repetições.

O exercício mais mais gosta é o supino inclinado, e o que menos aprecia é o agachamento.

A dieta do atleta é controlada, com 8 refeições diárias, onde mescla carboidratos e proteínas.

Na fase que antecede os campeonatos, Matheus aumenta a quantidade de proteínas e reduz a quantidade de carboidratos.

O atleta confessa que uma boa pizza é o que o provoca a fugir da dieta, sendo que fica estressado na fase de pré-competição.

Como suplementação alimentar, Matheus usa Whey Protein, Glutamina, Vitamina C e Aminoácidos.

Na sua carreira já conquistou os seguintes títulos:

2008 - vice-campeão mineiro

2009 - vice-campeão mineiro, campeão da copa goiana de musculação e campeão brasileiro

Uma das experiências mais marcantes para o atleta no fisiculturismo se deu quanto seu pai entregou o troféu de campeão em Goiânia.

A pior foi ter sido vice-campeão mineiro em 2009, quando se considerada em condições de ser o campeão, tanto que conquistou o brasileirão em seguida.

Na época de campeonato o atleta pesa aproximadamente 89 kg, e quando está em off costuma ficar acima dos 100 kg.

Para quem pretende ser fisiculturista, Matheus alerta para que tenha muita paciência.

A respeito de anabolizantes esteróides, o atleta gosta de lembrar o dito popular: se não houvesse os esteróides, os campeões seriam os mesmos.

Seu maior ídolo é o seu pai, que é um grande incentivador e companheiro de treino.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Resultados do NABBA UNIVERSE 2009

O Brasil fez bonito mais uma vez no NABBA Universe. Os destaques foram para a vitória no Overall Figure para Dora Rodrigues, mais uma vitória de Marilandio Ponchet na class 4 tendo como companheiros de pódio mais dois brasileiros. Norton também levou o título na Master 1, Larissa Cunha venceu a classe Physique e Lilian Okubo foi mais uma vez injustiçada.

Abaixo vão os resultados completos:

Master I
1. NORTOM JAMES MURAYAMA – BRASIL
2. JASON CORRICK – REINO UNIDO
3. PAVLO ZELENKO – UCRÂNIA
4. CHRISTIAN KLEE – AUSTRIA
5. SHAUN WATSON – REINO UNIDO
6. MARCO PARISI – ITÁLIA

Master II
1. AIVARS VISOCKIS – LETÔNIA
2. SAM IOANNIDIS – AUSTRÁLIA
3. HUGH ROSS – EUA
4. DAVID STEELE – REINO UNIDO
5. DEREK JONES – REINO UNIDO
6. LUIZ FLÁVIO FELÍCIO – BRASIL

Junior
1. BONGANI MYAKA – ÁFRICA DO SUL
2. JULIAN RAMDHARI – ÁFRICA DO SUL
3. DANE IVICEVIC – AUSTRÁLIA
4. PHILIP GRAHAM – REINO UNIDO
5. ERNESTAS GRIGAITIS – LITUÂNIA
6. CHRIS WALSH – REINO UNIDO

Figure 2
1. DÔRA RODRIGUES – BRASIL
2. KATHERYN MULLEN – REINO UNIDO
3. FEDERICA ORTU – ITÁLIA
4. VIVIANE ROMAGUERA – BRASIL
5. FLORA CONTE – ITÁLIA
6. ENZA CORDIO – ITÁLIA

Figure 1
1. ANNE-MARIE LASSERRE – AUSTRÁLIA
2. MARIA KUZMINA – RUSSIA
3. IRA MAYAN – ISRAEL
4. LIDIA MIRALPEIX – ESPANHA
5. ANITA VEGH – REINO UNIDO
6. JODY SHUTTLEWORTH – REINO UNIDO

Physique
1. LARISSA CUNHA – BRASIL
2. LISA CROSS – REINO UNIDO
3. VELENTYNA YEFYMCHUK – UCRÂNIA
4. SONIA CABRE – ESPANHA
5. SIMONE SOUZA – BRASIL
6. CAROLINE GAUME – FRANÇA

Class 4
1. MARILÂNDIO PONCHET – BRASIL
2. LEANDRO REBELO – BRASIL
3. FERNANDO LUIZ “SARDINHA” – BRASIL
4. JERRY KOOLHOVEN – HOLANDA
5. POMPILIO AGUILAR – HONDURAS
6. GARY HUTTON – REINO UNIDO

Class 3
1. ZOLTAN TOTH – HUNGRIA
2. SHANE COPLEY – REINO UNIDO
3. GILBERT CUSHIERI – MALTA
4. DOMINIQUE VERNEY – FRANÇA
5. ANTHONY BAILES – REINO UNIDO
6. ALEKSEY SHAYKIN -RUSSIA

Class 2
1. MARTIN KASAL – REP. TCHECA
2. MIHA ZUPAN – ESLOVÊNIA
3. DAVE GUEST – REINO UNIDO
4. ANDREW PINNOCK – REINO UNIDO
5. REGI GILL – HOLANDA
6. JUSTIN WESSELS – AUSTRÁLIA

Class 1
1. DAVE TITTERTON – REINO UNIDO
2. BRIAN McAREAVEY – REINO UNIDO
3. PAVEL VACEK – REP. TCHECA
4. WALTER LETTNER – AUSTRIA
5. LUCAS GABRIS – REINO UNIDO
6. STA STROSBERG – ISRAEL

Class Professional
1. ALESEY NETESANOV – RUSSIA
2. PETR VANIS – REP. TCHECA
3. PAUL SUTTON – REINO UNIDO
4. MIKE O’HANLON – ESCÓCIA
5. LUIS ANTONIO VIDAL – ESPANHA
6. MIKE KING – REINO UNIDO

OVERALL FIGURE: DÔRA RODRIGUES (BRASIL)
OVERALL MASCULINO: MARTIN KASAL (REP. TCHECA)

Fotos do NABBA UNIVERSE 2009