quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A importância dos nutrientes – Gordura

Gordura é a fonte mais concentrada de energia em nossa dieta. 0,500 gramas de gordura contém cerca de 4000 calorias, em contraste com as 1800 calorias de 0,500 gramas dos carboidratos. Além da função energética, as gorduras transportam as vitaminas A, D, E, K que são Lipossolúveis. Também facilitam a absorção da vitamina D e ajudam na absorção de Cálcio, principalmente pelos ossos e dentes.

As gorduras corporais têm 3 funções básicas:

1. Elas fornecem a principal forma de energia armazenada (gordura corporal);
2. Elas servem de enchimento e protegem os principais órgãos;
3. Elas agem como isolante térmico, preservando o calor corporal e protegendo contra o frio excessivo.

Os alimentos mais agradáveis ao paladar possuem uma maior quantidade de gordura, pelo fato desta ser a principal responsável pelo bom sabor. Muitas das substâncias responsáveis pelo gosto e pelo aroma dos alimentos são lipossolúveis e associadas à gordura na dieta. As gorduras, por permanecerem mais tempo no estômago do que os outros dois nutrientes energéticos – as proteínas e os carboidratos – possuem um maior poder de saciação. A carência da gordura na dieta é uma a das principais razões da fome precoce.

As moléculas de gordura diferem bioquimicamente na sua composição, sendo saturadas, insaturadas ou poliinsaturadas. Esses termos simplesmente se referem ao número de átomos de hidrogênio que se ligam a cada molécula. Usando uma analogia, considere um novelo de fios. A gordura saturada é como se o comprimento do fio estivesse todo cheio de nós. A insaturada é como se o fio tivesse apenas alguns nós. E a poliinsaturada é como se o fio estivesse enrolado direitinho, sem nenhum nó. Quanto mais saturada a gordura, mais provável que a gordura permaneça no corpo e entupa as artérias, aumentando o risco de doenças cardíacas.

As gorduras saturadas são encontradas em alimentos como:

Carne de gado, carneiro, porco, frango, crustáceos, gema do ovo, creme de leite, leite, queijo, manteiga, chocolate, banha, gordura vegetal.

As gorduras insaturadas são encontradas em:

Abacate, castanhas, azeitonas e azeite de oliva, amendoim, óleo e manteiga de amendoim.

As gorduras poliinsaturadas são encontradas em:

Amêndoas, óleo de semente de algodão, margarina (geralmente), noz pecan, óleo de girassol, óleo de milho, peixe, maionese, óleo de açafrão, óleo de soja, nozes.

Como já mencionado anteriormente, a gordura é um nutriente energético concentrado, assim, possuí a absorção lenta e é conveniente para praticantes de atividades físicas pesadas. Claro que devem ser consumidas de forma controlada, principalmente para aqueles que buscam uma maior definição muscular, vascularização, perda de peso, entre outros casos.

A deficiência de gordura raramente ocorre em homens, mas pode vir a ocasionar sérios problemas, que podem começar com queda de cabelo e chegar ao ponto de ocasionar problemas renais ou até mesmo um retardo no crescimento, como foi comprovado por Burr e Burr em 1929. Já seu excesso ocasionará o ganho de peso, chegando ao ponto da obesidade, caso sejam consumidas mais calorias do que o corpo necessita. Junto à obesidade, o excesso de gordura ocasiona o mau funcionamento do aparelho digestivo, fazendo com que a digestão ocorra de forma mais lenta o que levará a uma indigestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário