sábado, 30 de janeiro de 2010

Nutrição e Dieta: Perguntas e Respostas

Em quanto tempo uma pessoa que come demais pode ganhar peso?

Depende do consumo calórico. 3500 calorias representam ½ kg de peso corporal. Assim, quem consumir diariamente essa quantidade a mais do que as necessárias para o organismo, ganhará meio quilo extra, com a mesma frequência.

A dieta e o regime alimentar podem provocar transformações permanentes no organismo?

Sim. Mas para chegar a esse ponto é preciso que se tenha alguns conhecimentos sobre as células gordurosas, os “cofres” que o organismo fabrica para armazenar gordura. Estas células são produzidas de acordo com o hábito de comer em excesso, mas podem ser eliminadas com a alimentação moderada e pratica regular de exercícios.

Nutrição e Dieta

Quanto tempo leva para mudar os nossos hábitos alimentares?

Dê um mês a um ano, principalmente quanto aos doces. Após um ano de abstinências às guloseimas, a vontade de comê-las diminuirá ou, pelo menos, será mais fácil resistir.

O peixe é mais rico em calorias do que a carne vermelha?

Não. Meio quilo de carne bovina contem 2000 calorias, enquanto, uma mesma quantidade de peixe fornece apenas 400 calorias. Isso se dá pelo fato de que a carne vermelha tem mais gordura, sendo que cada grama de gordura tem nove calorias contra apenas quatro das proteínas. Nutricionistas afirmam que o peixe é uma fonte protéica superior à carne, nas proporção de 15 gramas a mais, em meio quilo. O peixe também é rico em vitaminas e minerais, principalmente iodo, que é indispensável à saúde.

O que se pode fazer para acabar ou diminuir o desejo pelos doces?

A melhor forma é mascar um picles. O gosto acre é tão forte que acaba com o desejo pelos doces.

Pode-se ficar sem comer para perder peso?

É muito perigoso para a saúde. Além do mais, a redução do peso será por pouco tempo. Quanto voltar a comer, como antes, o excesso de calorias se transformará rapidamente em gordura e você estará novamente ao ponto de partida.

Como melhorar a queima de gordura na cintura e quadris?

Bem, primeiramente deve-se seguir uma dieta e fazer exercícios. Mantendo este hábito, a perda de peso será uma consequência. Nunca se perde peso numa só região, mas sim no todo corpo.

Nutrição e Dieta

Quem se considera gordo de nascença pode emagrecer?

Muitos médicos não consideram a gordura como um fato hereditário. Os especialistas afirmam que as famílias gordas são produto de hábitos errôneos de alimentação e que estes sim são hereditários, não a gordura. Vale lembrar que certas disfunções, como por exemplo, da tireóide, normalmente ocasionam ganho de peso.

Para perder peso é necessário consumir apenas 900 calorias por dia?

Não. O número de calorias varia a cada pessoa, de acordo com a estrutura óssea, massa muscular, o quão ativa é a pessoa, dentre outros exemplos. A maioria das pessoas, que não possuem uma necessidade grande ingestão de calorias, se dão bem com uma dieta equilibrada de 1500 calorias/dia.

Devemos suprimir algumas refeições para perder peso mais rápido?

Não é aconselhável. Quem pula refeições, tem a consciência de que, geralmente, “belisca” algo, que além de não acabar com a fome, engorda. Procure variar as refeições, incluindo alimentos ricos em proteínas e pobres em gorduras. Uma xícara de Iogurte, por exemplo, é um bom substituto, assim como uma barra de cereais ou proteína.

As verduras são necessárias ao organismo?

É impossível fazer uma boa dieta sem verduras. Inclua algumas em sua alimentação diária. O que engorda não é as verduras, mas o modo como elas são preparadas, com excessos de temperos e óleos.

Nutrição e Dieta

Podem-se eliminar completamente as gorduras da alimentação?

É quase impossível seguir uma dieta isenta de gorduras. Uma dieta bem planejada sempre conterá lipídios suficientes para evitar o ressecamento da pele. Mas deve-se observar que as gorduras ingeridas sejam parte integrante dos alimentos.

Qual deve ser a maior refeição?

O ideal é fazer um desjejum farto, almoçar bem e na parte da noite, ingerir alimentos leves. Esse é um dos métodos mais práticos para reduzir peso. Deve-se saber que este “padrão” de alimentação, tem suas alterações, principalmente, quando se praticam atividades físicas na parte da noite, em que, após o treino, deve-se ingerir uma boa quantidade de carboidratos e uma quantidade significativa de proteínas.

Os suplementos são realmente necessários?

Suplementos são cada vez mais consumidos, mas sempre que vejo alguém os comprando, na maioria das vezes, percebo que não possuem a noção do que estão consumindo, só tem a certeza de que para “crescer” é necessário consumi-los. Suplementos são recomendados para complementar as refeições habituais, ou seja, devem ser consumidos quando os alimentos que são ingeridos normalmente na dieta, não fornecem as quantidades suficientes de vitaminas, proteínas e minerais que o organismo necessita diariamente. Quando se consome quantidades suficientes dos nutrientes, não há a menor necessidade de consumir suplementos. Caso ocorra esta ingestão indevida, os resultados será algo indesejável, gorduras.

Nutrição e Dieta

TABELA: QUANTO, COMO E QUANDO PERDER
QUANTO… COMO… E QUANDO PERDER…
3.5 kg Você está apenas com alguns quilos à mais. Não tente perde-los com muita rapidez. Isso o faria sentir-se tenso e fatigado. Consuma 600 calorias a menos por dia, sendo aliada a uma boa alimentação a prática de exercícios. 22 a 28 dias
7.5 kg A redução de peso será a mais rápida do que no caso cima. O numero de calorias diária é de no máximo 1800. Não se impressione se não perder peso numa das semanas subseqüentes. É normal 5 semanas
11.5 a 12.5 kg Há excesso de liquido em seus tecidos. Necessita diariamente de 1400 calorias. Depois de perder os primeiros 3 kg, passará 5 ou 6 semanas sem diminuir o peso. Daí em diante, deve-se se perde 1 kg por semana. 6 a 7 semanas
14 a 15 kg Apesar da grande quantidade de líquidos em seus tecidos, há muito mais gordura solidificada. Consumindo 1000 calorias diariamente, perderá 3 kg nas primeiras semanas. Conservará o mesmo peso por alguns dias e, após, diminuirá em torno de 1000 por semana. 70% das calorias ingeridas devem ser proteínas. 8 semanas
17.5 kg Beba apenas 5 copos de líquido diariamente e consuma 900 calorias. Haverá uma perda inicial de 3.5 kg, e após um período, uma redução de 1.4 kg por semana. 12 semanas
20 kg Sua situação é semelhante a de cima, sendo que a ingestão de caloria deverá ser menor, algo em torno de 800-850 calorias. E apenas 4 copos de líquido por dia 15 semanas
25 kg Faça desjejum com 2 ovos cozidos e uma xícara de café, sem açúcar, é claro. No almoço, uma salada de verduras e legumes. Ao jantar, coma galinha ou peixe grelhado com uma pequena quantidade de salada de legumes e hortaliças, com pouco tempero. 650-700 calorias diárias. 18 semanas
Mais de 25 kg Com mais de 25 Kg, em excesso de peso, siga a mesma dieta indicada a cima. Se for consumida uma quantidade abaixo de 700 calorias, prejudicará sua saúde. 21 semanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário