sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O fisiculturismo e a criança


Não gosto de ver crianças muito pequenas levantando pesos. Seus corpos ainda não se formaram e seus ossos são ainda muito frágeis para enfrentar os estresses do treinamento de força. Já vi meninos de 5 a 9 anos de idade estimulados a trabalhar com pesos por seus pais, expostos na televisão como supostos fisiculturistas. E uma menina muito jovem pesando aproximadamente 27 kg que “levantou” (quer dizer, moveu com dificuldade) cerca de 180 kg em um aparelho de agachamento simples. Espero que nenhuma dessas crianças tenha se lesionado por essas atividades, porque não acredito que esse tipo de exercício ou estresse físico seja apropriado para os muitos jovens com seus corpos imaturos e vulneráveis.

Richard Sandrak

O treinamento para pré-adolescentes, na minha opinião, deve contar com várias atividades atléticas para desenvolver todos os potenciais físicos do corpo, com ênfase nos exercícios calistênicos ou de ginástica e não do treinamento de força – exercícios que utilizem a resistência do peso corporal, tais como apoios em vez de supinos, flexões do joelho em vez de agachamentos, e assim por diante.

Uma vez que o corpo começa a amadurecer, o treinamento de força pode começar. Eu comecei aos 15 anos, mas isso não significa que toda pessoa com 15 ou 16 anos tenha que decidir se quer seguir o fisiculturismo de competição desde o princípio. Demora alguns meses, talvez um ano, simplesmente para aprender os exercícios e começar a entender a experiência do treinamento. Além disso, é importante, durante essa fase, utilizar pesos leves e realizar repetições relativamente altas. Quanto mais cedo você se resolver a seguir um treinamento sério, maior será a sua chance de ir até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário