terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A influência do tipo de piso nas lesões de atletas de MMA

O tradicional tatame de palha de arroz prensada é o melhor para evitar lesões

Dojô japonês clássico: tatame confeccionado com palha de arroz prensada.

Com a evolução do MMA e com a prática do cross training (treinamento de várias modalidades) tenho observado que, de modo geral, os atletas invariavelmente estão realizando seus treinamentos em diversos tipos de piso: tatames sintéticos de encaixe confeccionados com borracha, tatames em placa "recheados" de raspas de pneu, lonas recobrindo raspas de pneu, piso de cimento, etc. Na maioria das vezes se credita às lesões em situação de treinamento, somente aos aspectos técnico-táticos. Contudo, em alguns artigos recentes, observei que os autores tem relacionado lesões com o tipo de piso em que o atleta treina. Portanto, considero relevante aprofundar um pouco mais sobre esse tema.

Na parte do treinamento de MMA referente a técnicas de solo e projeção, em estudo recente (Cunha Júnior, 2009), realizado com 57 praticantes de Jiu-Jítsu, o autor observou relação entre o tipo de piso com a lesão de membros inferiores. 70% das lesões no joelho foram associadas ao tatame de lona coberta (preenchido com raspas de pneu). 100% das lesões no tornozelo foram associadas à tatames sintéticos de encaixe, confeccionados com borracha.

Em outro artigo (Santos e Melo, 2003), foi verificado o tipo de piso preferido por 86 judocas ao praticarem técnicas de projeção e de solo. Os autores observaram que, mesmo havendo controvérsias nas justificativas para as preferências do tipo de piso, o piso sintético foi o que obteve maior preferência para os treinamentos em pé e em competições; entretanto, os atletas reportaram preferir o piso de palha para técnicas de solo. A sugestão dos autores foi, então, buscar uma forma de associar o material sintético à cobertura feita de lona de algodão do tatame de palha e, desse modo, satisfazer as necessidades dos atletas dessa modalidade.

Já no segmento de golpes traumáticos, em estudo recente (Cavalheiro e Toigo, 2009), foram associadas técnicas de chute, tipo de piso e lesões nos membros inferiores. Foi perguntado em que tipo de piso os atletas estavam treinando atualmente. 63,2% dos atletas responderam que treinam em piso emborrachado de EVA. O restante dividiu-se entre piso de madeira (16,1%); piso de lona (12,6%) e piso de lajota (tipo cerâmica, porcelanato) (5,7%). 2,3% disseram que praticam a atividade em mais de um tipo de piso pelo fato de variarem o local de treinamento.

Quando questionados a respeito dos tipos de piso onde perceberam maior dificuldade para realizar os movimentos pertinentes à golpes traumáticos, os atletas responderam: a) no piso de madeira (25%,3); b) não tiveram dificuldade (17,2 %); c) no piso de EVA (12,6%), d) no piso de lajota (10,3%); e) no carpete (8,0%); f) no piso de lona com raspas de pneu (8,0%); g) no piso de cimento (5,7%); h) na areia (2,3%); i) no tatame de palha (1,1%) e j) em mais de um tipo de piso (1,1%). 8,0% dos atletas não responderam a esta questão.

As principais dificuldades reportadas pelos atletas em relação ao piso foram: a) deslizamento (32,2%); b) travamento (24,1%); c) outras dificuldades não especificadas (8,0%); d) instabilidade, que acaba dificultando o equilíbrio (4,6%); e) maciez excessiva (3,4%); f) emendas (2,3%) e g) não tiveram dificuldades (1,1%). 24,1% dos atletas não responderam a esta questão.

Resultados, Conclusão e Considerações finais

O piso de madeira foi mais associado ao deslizamento (85,4%). Esta associação é corroborada pelo fato desse tipo de material apresentar baixo coeficiente de atrito dinâmico.

O piso emborrachado de EVA foi associado ao travamento (46,4%). Este material possui um coeficiente de atrito dinâmico maior que o da madeira.

O carpete foi associado ao travamento (45,0%) em função de também ter um alto coeficiente de atrito dinâmico; contudo, atualmente, este piso já não é mais comumente usado.

O cimento é outro tipo de piso que foi relacionado ao travamento (com 43,8%), provavelmente, pela sua característica porosa, com possibilidade de aumentar o atrito dinâmico entre o piso e a pele.

A lajota foi correlacionada ao deslizamento (54,2%), pelo fato de ser um piso muito liso.

O piso de lona com raspas de pneu foi associado ao travamento (55,0%), por ser, também, um material emborrachado, porém está igualmente relacionado com a instabilidade (25%), que pode conduzir à dificuldade de equilíbrio. Esta falta de estabilidade foi explicada pela utilização de retalhos de pneu prensados embaixo da lona, ou, em muitas casos, pela utilização de tatames de palha alinhados um ao lado do outro, forrados com a lona. A junção das placas de tatame pode provocar quedas bruscas, uma vez que o lutador está sujeito a posicionar inadequadamente seu pé em uma emenda.

A areia foi correlacionada com o travamento (30%) e ao fator maciez (25,0%), principalmente quando se trata da prática em areia fofa de praia.

O tatame de palha foi associado ao travamento (37,5%).

O piso de madeira foi associado a mais de uma lesão (34,4%), em razão de ser o piso de maior deslizamento. Já o emborrachado de EVA, foi correlacionado à entorse (13,6%), luxação (13,6%), distensão muscular (13,6%), inflamação (13,6%), rompimento de menisco (13,6%), bem como múltiplas lesões (13,6%).

O piso forrado com carpete foi associado à distensão muscular (25,0%), o de cimento às entorses (25,0%), o de lajota à contusão (18,8%) e a mais de uma lesão (31,3%), e de lona com raspas de pneu à entorse (21,4%) e à distensão muscular (21,4%).

Evidenciou-se que o piso de EVA (borracha) está associado ao maior número de lesões. Os autores afirmaram que, as lesões ocorrem com mais freqüência no tatame emborrachado, pois os mecanismos causadores dessas lesões, compatíveis com o alto coeficiente de atrito (por exemplo, cargas de torção por travamento do pé), foram mais associados a esse tipo de piso. Vale lembrar, resumidamente, que entorse é o ato ou processo de torcer ou girar em torno de um eixo no qual são lesados os ligamentos e a membrana.

Concluo esse artigo com o alerta para técnicos e atletas de MMA: evite treinar golpes traumáticos sobre piso do tipo emborrachado EVA. Atenção quanto aos pisos de lona, pois foram associados a lesões no joelho em técnicas de solo. Prefira, nesse caso, o tradicional tatame de palha de arroz prensada ou, se ainda estiver em fase de estruturar o tatame de treino, além de raspas de pneu, utilizar espuma reciclada para aumentar a maciez do piso. Uma alternativa, também, ainda referente ao treino de técnicas de solo, seria adaptar os tatames emborrachados de encaixe do tipo EVA, recobrindo com uma lona, evitando, desse modo, o excesso de atrito típico desse material e o risco de o pé "engatar" nos locais de encaixe. Lembrando que, o excesso de atrito e o "engate" do pé, podem facilmente conduzir a entorses, principalmente no tornozelo.

Leandro Paiva

Referências:
1) Cavalheiro, J.; Toigo, A. Influência do tipo de piso em lesões nos membros inferiores de praticantes de tae kwon do chute bandal tchagui. Revista Digital Efdeportes, ano 14, n.139, Dezembro de 2009.

2) Cunha Júnior, A. Incidência e fatores de risco de lesões musculoesqueléticas em praticantes de Jiu-Jitsu. Monografia de Graduação em Fisioterapia apresentada à Universidade da Amazônia – UNAMA, 2009.

3) Santos, S.; Melo, S. Os “ukemis” e o judoca: significado, importância, gosto e desconforto. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v.5, n.2, p. 33-43, 2003.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Treino de peito nível HULK

DICAS DE LOU FERRIGNO PARA PEITORAL

É bom saber que o Incrível Hulk oficial da TV que foi ao ar entre os anos de 1977 – 1982 era Lou Ferrigno, que além de ator foi um bodybuilder profissional. Ele ficou em segundo lugar perdendo para alguém chamado Schwarzenegger no Mister Olympia de 74, e 20 anos depois, voltou a competir no Mister Olympia Master de 1994. Tanto nos anos 70 quanto nos anos 90 Lou sempre foi elogiado por ter o melhor peitoral do mundo. Ele compartilha seus pensamentos sobre o treino de peito que usou nos anos 70.
FERRIGNO E SEU TREINO DE PEITO

* O básico que construiu o meu peitoral: supinos, inclinado, declinado e crucifixos;
* Eu gosto de barras mais do que halteres para pressões, e eu evito travar o movimento em cada repetição para manter a tensão sobre o meu peito e não sobre os meus tríceps;
* Pullover com halteres conjugado com crossover é uma grande combinação. O primeiro estica o seu peito e o segundo foca nas contrações peitorais, então você obtêm duas coisas diferentes sendo uma depois da outra;
* Eu faço pirâmide em todos os exercícios de pressão até chegar a seis repetições. Menos que isso irá construir mais força e menos músculo.

ROTINA DE PEITO DE LOU

Supino reto – 5 x 10 a 6
Supino inclinado – 5 x 10 a 6
Supino declinado – 4 x 10 a 12
Crucifixo reto – 4 x 10 a 12
Pullover com halteres – 4 x 10 a 12
supersérie com
Crossover – 3 x 10 a 15

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Aquele dia temido…

Provavelmente um dos dias de treino mais temidos da semana… Aquele que é amado e esperado com entusiasmo por alguns e temido pelas massas. O próximo treino de pernas pode ser antecipado imediatamente após o término do treino corrente. Quando o dia de perna chega você está treinando mais da metade dos seus músculos do corpo durante um treino. O seu treino de pernas deve ser intenso e objetivo. Quando eu me levanto no dia de treino de perna já posso sentir a adrenalina, eu tomo café sabendo que eu estou me preparando para um dia com bastante peso ou repetições. Tudo que é feito até o momento de chegar à academia é um caminho para que eu esteja com a minha mente focada no treino.

A maioria das pessoas na academia gosta de treinar a parte superior do corpo mais do que a parte inferior pelo fato de que a parte superior é mais vista. Todo mundo aparece para treinar peito e gostam ainda mais de treinar seus braços. Mas você sabe se está levando a sério o seu treino quando aparece no dia de perna. Nós chamamos aqueles caras que treinam somente peito e braços de “The Club Boys”. Eles pensam que eles estão bonitos com aquelas camisetas apertadas e jeans, mas assim que você coloca neles uma bermuda parece que eles estavam andando com os braços a vida inteira.

Você pode criar tanto músculo a mais treinando pernas. Fazer movimentos compostos pesados como agachamento e leg press fazem o corpo libere hormônios extras, como adrenalina e a toda poderosa testosterona. O dia de treinar pernas é um dos mais importantes dias da semana porque enquanto treina pernas você fortalece o seu núcleo. A força do núcleo é importante porque ajuda a proteger a sua coluna. Todos nós temos ouvidos sobre nossos pais ou avós falando sobre problemas nas costas. A maioria destes problemas são causados por ter um núcleo fraco. Então você não estará apenas melhorando seu físico e sua saúde, mas está ajudando a prevenir futuras lesões também.

Ok, agora nós sabemos que precisamos treinar pernas… Vamos falar sobre o porquê que eu adoro treinar pernas. Eu amo treinar pernas porque elas oferecem tantas diferentes maneiras de desafiar a si mesmo desde colocar 25 kg a mais no leg press ou fazer aquela última série de agachamento extra com 20 repetições. Eu tenho algo que eu adoro fazer no extensor de pernas; Eu chamo de 10, 10, 2, 20 – é sempre divertido. Este exercício é um que não apenas trabalha as pernas, mas também a mente. Aqui está uma pequena explicação deste exercício. Escolha um peso que você possa realizar as primeiras dez repetições facilmente. A seguir deve colocar 10 a 15 kg a mais para que você mal consiga realizar 10 repetições. A próxima deverá ser extremamente pesada, eu faço duas repetições, com uma pausa de 2 segundos no topo de cada uma e imediatamente baixo para o peso inicial e faço 20 repetições. Essa foi a série 1. Agora se concentre e faça esta merda mais uma vez. Pronto, agora sim você está preparado para começar o agachamento. Um treino de pernas típico deve ter 4 exercícios para os quadríceps.

Eu gosto de começar o meu treino de pernas com um bom aquecimento de cinco minutos na esteira. E o primeiro exercício é o extensor de pernas. É claro que eu faço duas séries leves como aquecimento, então vou para o exercício que são duas séries de 10, 10, 2, 20. Eu gosto de passar para o meu exercício principal que é o leg press. Normalmente faço 5-6 séries contando as minhas duas séries de aquecimento. Em um dia bom chego a colocar 900 kg. A seguir, é claro, a fundação no treinamento de perna – agachamento. Eu faço variações deste exercício, algumas semanas eu vou com o tradicional agachamento na barra livre, outras vezes eu uso o Smith ou o Hack. E nada detona mais os quadríceps do que três séries de avanço / passada andando.

Em dias de mau tempo nós fazemos este com halteres dentro da academia atravessando a sua extensão, ida e volta. Em dias de tempo bom pegamos uma barra e algumas anilhas e saímos da academia. O estacionamento tem uma inclinação que torna as coisas mais difíceis, pois descemos a ladeira e depois temos de subir.

Eu normalmente treino isquiotibiais no mesmo dia. Nós começamos no aparelho flexor sentado da Cybex. Eu gosto desta máquina porque você pode ver que cada músculo está trabalhando igualmente. O próximo seria o flexor de pernas deitado. Algumas vezes eu gosto de terminar com o Stiff. Esse sim realmente estica os isquiotibiais. Sempre tenha certeza de fazer alongamento após o treino de pernas. Esperamos que todos os animais que estão lendo isso já treinam pernas. Para aqueles de vocês que ainda não, talvez esse texto o encoraje a começar.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Top 10 regras de treino

1 – TREINE PESADO

Para crescer na academia, você tem que levantar pesos pesados. Treinar pesado significa levantar tão pesado o quanto você pode suportar com movimentos estritos.
2 – MISTURE AS COISAS

A resistência do corpo muda. Ele prefere arregimentação. Para que os músculos crescam, você precisa manter o seu corpo em estado de adivinhação. Você não quer que os seus músculos se adaptem a qualquer exercício ou rotina. Então misture as suas rotinas e exercícios de tempos em tempos.
3 – SE ATENHA AOS BÁSICOS

Muitos levantadores de peso adicionam muitos exercícios diferentes para cada parte do corpo. Para obter o máximo do treino, trabalhe a sua rotina em torno de movimentos compostos básicos como o agachamento, supino, desenvolvimento militar e remadas.
4 – AQUECIMENTO

Aquecer não é somente para os fracos e medíocres. Ajuda a prevenir lesões. Mantém você fora da cama e dentro da academia.
5 – MINIMIZE AS SÉRIES, MAXIMIZE A INTENSIDADE

Alguns atletas “hardcore” fazem 40 séries para pernas ou 20 séries para os braços e crescem. Para a maioria de nós isso não é bom. Procure encontrar o que é melhor para você.
6 – PESOS LIVRES

Enquanto as máquinas podem ser boas para isolar os músculos, os pesos livrem envolvem músculos auxiliares e são, portanto, melhores para nos deixar com tamanho máximo.
7 – REPETIÇÕES MÍNIMAS

Para o máximo de músculo, mantenha as repetições na faixa de 6 a 10.
8 – EXECUÇÃO ESTRITA

O que você quer: um físico impressionante ou fazer um grande esforço com um peso impressionante? Execução estrita com amplitude e controle dos movimentos é a chave.
9 – GRUPOS MUSCULARES

Foque em trabalhar músculos grandes antes de treinar os pequenos.
10 – COMA DIREITO, COMA FREQUENTEMENTE

Faça 5-6 refeições por dia. Discipline seu corpo. Ele implora por isso. Use suplementos como um substituto de refeição ou proteínas em pó somente se você precisar.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Kevin Levrone e o fim da transformação de definição

Meu peso nestas fotos em que estou bem hidratado é de 105 kg, e eu estimo que esteja com 4.5% de bf (body fat ou gordura corporal). A parte inferior das minhas costas esta muito mais seca – essa gordura eu ainda carregava no final da transformação 1. Então eu perdi em torno de 5 kg enquanto adicionei densidade e um pouco mais de tamanho nos músculos.





Kevin Levrone completou 41 anos de idade no último dia 16 de Julho, e no final da transformação de massa muscular, onde após 4 anos sem treinar em 8 semanas de transformação chegou a pesar 110 kg com 1,75 m de altura.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Anator-p70

Leve seus músculos além do crescimento e prepare-se para uma experiência irrestrita em ganhos de tamanho e força muscular com o mais potente ativador genético do mundo – Anator-p70 que é capaz de maximizar o potencial genético de qualquer fisiculturista!

Com cada dose do Anator-p70, uma potente dose anabólica de ativação de genes compostos dispara uma cascata de eventos que reforça os sinais dentro das suas fibras musculares para rapidamente acelerar o crescimento muscular. Ao mesmo tempo, Anator-p70 foi projetado para regulamentar as ameaças catabólicas que impedem o crescimento muscular. De fato, Anator-p70 ativa reguladores genéticos específicos que orientam a produção de mais actina¹ e miosina² – as proteínas que atuam no aumento de tamanho e força de cada uma de suas fibras musculares! Com mais actina e miosina, as suas fibras musculares podem se tornar maiores e são capazes de se contrair com mais força, para que você possa puxar pesos pesados. Anator-p70 eleva seu potencial genético a uma outra esfera, o aumento em tamanho muscular torna-se praticamente ilimitado. Nenhum outro suplemento disponível pode oferecer o poder absurdo de Anator-p70.



Actina¹

A actina é uma proteína que, em conjunto com a miosina e moléculas de ATP, gera movimentos celulares e musculares. A actina polimerizada forma os microfilamentos de actina importantes na composição do citoesqueleto.

Miosina²

A proteína miosina é uma ATPase que se movimenta ao longo da actina e em presença de ATP, são responsáveis pela contração muscular. Estas proteínas são as principais componentes dos miofilamentos, os organelos que constituem o “esqueleto” das células musculares. Sua forma microscópica lembra um taco de golf. Ela é uma enzima mecanoquímica, isto é, converte a energia química em mecânica e por isso é também chamada de proteína motora. Então, nos movimentos gerados por esses elementos, a miosina é o motor, os filamentos de actina são os trilhos e o ATP, o combustível.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

7 top empresas de suplementos alimentares e seus patrocinados

Preparei uma lista com as melhores empresas de suplementos alimentares e os atletas que elas patrocinam. Não fui à busca das empresas para chegar aos atletas, fiz o caminho inverso, pesquisei nos sites dos melhores bodybuilders do momento, todos IFBB PRO, para saber quem os patrocinava, e assim cheguei a uma lista com 7 top empresas de suplementos alimentares e seus patrocinados.

É uma pena que é difícil ter acesso aos produtos da maioria destas empresas no Brasil e quando conseguimos encontramos valores absurdos, mas de qualquer forma serve para saber quem patrocina quem. Vamos aos nomes:

BSN

A BSN ficou mais conhecida patrocinando o 8 x Mister Olympia Ronnie Coleman. Não tenho certeza, mas acredito que este patrocínio começou já no fim do reinado do Coleman, quando ele tinha vários títulos do Olympia, 6 ou 7 talvez, e mesmo sem estar competindo, o contrato segue. Ronnie é um ícone e talvez esteja dando mais retorno a empresa agora que passa viajando o mundo para workshops. Só no Brasil ele veio duas vezes pela BSN, em 2007 e 2008. Seus produtos se destacaram, os mais famosos são: NITRIX, N.O-XPLODE e SYNTHA-6. Além do Coleman, a BSN também patrocina diversos outros atletas de outros esportes, mas do bodybuilding temos Brandom Curry e Trey Brewer.

MET-Rx

Sinceramente não conheço a linha de produtos da MET-Rx e tão pouco sabia que esta empresa patrocinava o gigante Phil Heath, mas é fato, e em minha opinião, ter um atleta deste nível na sua equipe, fará as pessoas comprar os produtos sem procurar saber muito sobre a empresa. Por isso que as empresas oferecem às vezes valores altos mensais, mais suplementos para os atletas, elas tem retorno e muito, isso falta no Brasil, infelizmente. Visão, percepção de que as coisas mudaram e que não estamos mais nos anos 80. Além do Phil, a MET-Rx apoia mais 4 atletas, sendo apenas uma mulher. Percebo uma dificuldade das mulheres que competem mesmo nos EUA e mesmo as profissionais: poucos patrocínios, os valores das premiações são menores. Espero que isso mude, elas merecem.

MHP

A Maximum Human Performance ou apenas MHP tem o prazer (eu acho…) de patrocinar um dos melhores bodybuilders da atualidade: Victor Martinez. Não precisa de muito mais do que isso para se destacar no mercado e se os produtos têm qualidade então, é o necessário. Além do Victor, a MHP patrocina o Derek Poundstone que é um dos melhores powerlifters da atualidade.

MuscleMeds

Tenho lido muito a respeito da MuscleMeds, principalmente sobre o ARIMATEST. Ele aumenta os níveis de testosterona em 10,000% e tem dado o que falar. Um culpado do sucesso da marca é o destaque, atleta que promete para o ano de 2009 e que já fez bonito vencendo o Arnold Classic: Kay Greene (GREENE e não GREEN como muitos escrevem…). Esta é uma marca de suplementos muito direta: tem 4 produtos na sua linha e 1 atleta patrocinado, mas são 4 produtos top e o atleta então, dispensa comentários.

MuscleTech

Chegamos na gigante do ramo, MuscleTech. Tem uma equipe de respeito: Fouad Abiad, Melvin Anthony, Gustavo Badell, Darrem Charles, Jay Cutler, David Henry, Dexter Jackson, Johnnie Jackson e Branch Warren. Eu suponho que é a empresa que mais bem paga os seus patrocinados, pelo simples fato de que é a MuscleTech que patrocinará o Mister Olympia 2009, ano em que a premiação total do evento será de 800 mil dólares. A sua linha de suplementos é enorme, vale a pena dar uma olhada, e quer tiver a oportunidade, utilizar.

Nutrex

LIPO-6, já ouviu falar sobre este queimador? Então provavelmente você conhece a Nutrex. Na verdade esta é uma marca que tem um suplemento da sua linha mais famoso do que a própria marca, pelo menos no Brasil. É uma grande empresa, e com grandes atletas na sua equipe: Dennis Wolf, Troy Alves, Mark Dugdale e em breve Armin Scholz.

Ultimate Nutrition

Cinco homens e uma mulher formam a equipe Ultimate Nitrition. Na verdade poderiam ser 6 homens porque um deles vale por 2: O freak Markus Ruhl. A mulher chama-se Jenny Lynn, atleta figure que tem como principais títulos o Ms. Figure Olympia de 2006 e 2007. E ainda temos o Super Star da WWE John Cena. Essa marca é antiga e muita gente gosta. Eu não sei de nenhum produto de destaque da sua linha, eles têm desde proteínas, aminoácidos até vitaminas, são muitos produtos.