domingo, 29 de novembro de 2009

Historia do Fisiculturismo

Fisiculturismo ou culturismo é um esporte cujo objetivo é buscar, por meio da musculação, a melhor formação muscular. Sua disputa ocorre em apresentações coletivas ou individuais, de comparação. Os requisitos são: volume, simetria, proporção e definição muscular.


História

A Federação Internacional de Fisiculturismo (International Federation of Bodybuilding, IFBB) regula o campeonato de culturismo mundial, o Mr. Olympia. Os maiores vencedores desse campeonato foram Lee Haney (oito vezes), Arnold Schwarzenegger (sete vezes), Dorian Yates (seis vezes) e Ronnie Coleman (oito vezes).

Apenas dois brasileiros competiram no Mr Olympia, um deles é o Luís Freitas, que competiu no Mr. Olympia de 1988(19º lugar), e o mais recente foi o Eduardo Correa que competiu em 2009 na categoria até 92 quilos ficando em um dúvidoso terceiro lugar, sendo considerado por boa parte da mídia especializada o verdadeiro campeão. O pequeno número de brasileiros na competição demonstra o alto nível dos competidores. Em 2007, Stephano D´agnello representou o Brasil no Oriente Médio, ocupando o 4° lugar no torneio IFPA Tehran Cup Pro Bodybuilding & Figure Contest Gallery (Irã).

Entre os principais culturistas estão: Arnold Schwarzenegger, Mike Mentzer, Lou Ferrigno, Lee Haney, Lee Priest, Adan Taylor, Dorian Yates e Ronnie Coleman.

No entanto, considerado por muitos o melhor fisiculturista da história é Arnold Schwarzenegger, pela sua extrema inventividade e habilidade no campo do fisiculturismo e da musculação, porém hoje os competidores já se encontram em um patamar acima do qual Arnld se apresentava, mas ele ainda é lembrado pela sua importância ao difundir o fisiculturismo pelo mundo.
[editar] Descrição

A musculação é um tipo de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis. Desse modo pode ser aplicada da forma isometria (contração mantida), isocinética (com velocidade angular constante) ou isotônica (alternância de contrações concêntricas e excêntricas), contínua ou intervalada, suave ou intensa, com recursos aeróbios ou anaeróbios.

Esta possibilidade de controle de tantas variáveis torna a musculação uma atividade física altamente versátil que pode ser usada para diferentes objetivos.
[editar] Estratégia

Para incrementar o aumento da massa muscular (hipertrofia), os fisiculturistas focam três principais pontos:

* Treinamento adequado com a resistência de pesos e demais atividades físicas;
* Nutrição especializada, incorporando proteínas e outros suplementos alimentares visando a liberação de hormônios para aumentar a síntese protéica;
* Repouso (descanso) adequado para a recomposição muscular.

[editar] Uso de anabolizantes

Na prática da musculação, muitos atletas acabam recorrendo ao uso de anabolizantes para o aumento de massa muscular em pouco tempo, que poderá ser prejudicial à saúde, já que estes são hormônios sintetizados, contudo não existe ainda evidência cientifica dos seus danos a longo prazo no corpo humano.

Entretanto, muitos atletas, profissionais ou amadores, conscientes dos malefícios dos efeitos das drogas, procuram profissionais nutricionistas e endocrinologistas para obtenção das possíveis melhoras em seus resultados.

O uso de drogas no culturismo profissional está ao nível de outros desportos competitivos mas a nível de atleta amador o caso muda de figura, sendo o desporto onde o uso de drogas é mais frequente.
[editar] Terceira idade

Estudos recentes vêm demonstrando a importância da musculação para a manutenção da qualidade de vida na terceira idade. Além dos exercícios aeróbios, o treinamento com levantamento de peso tem sido muito bem visto pelos profissionais e pesquisadores da área. Esta é uma visão onde, para manutenção ou ganho de massa muscular, o fisiculturismo bem orientado produz resultados mais efetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário