segunda-feira, 7 de junho de 2010

GORDURAS DIETÉTICAS

As gorduras são o tipo de macronutrientes mais densos em energia. As gorduras são feitas dos mesmos elementos dos carboidratos - carbono, hidrogênio e oxigênio - mas o modo de ligação dos átomos é diferente. (Os óleos, por sinal, são simplesmente gorduras líquidas na temperatura ambiente). As gorduras, que podem ser encontradas nas plantas e animais são insolúveis na água. Elas são agrupadas em 3 categorias: gorduras simples (triglicerídeos), gorduras compostas (fosfolipídios, glicolipídeos, lipoproteínas) e derivados das gorduras (colesterol).

As gorduras corporais têm 3 funções básicas: (1) Elas fornecem a principal forma de energia armazenada (gordura corporal); (2) elas servem de enchimento e protegem os principais órgãos; e (3) elas agem como isolante térmico, preservando o calor corporal e protegendo contra o frio excessivo.

A gordura é o nutriente mais denso em calorias. 0,500 gramas de gordura contém cerca de 4.000 calorias, em contraste com as 1.800 calorias de 0,500 gramas dos carboidratos.

A creatina é um composto dietético encontrado em grande abundância na carne bovina e de peixe. O Crea Meat Beef, devido ao método de obtenção, não contém colesterol e é uma fonte natural de creatina presente na carne. Promove densa volumização muscular e melhor performance atlética. CONFIRA AQUI

Quando você se exercita, assumindo que esteja dentro da sua capacidade aeróbica (não fique sem fôlego), o corpo utiliza as gorduras e carboidratos como fonte de energia em um índice de 50 a 50. Mas quanto mais tempo você continuar o exercício, maior a porcentagem de gordura utilizada. Após trabalhar 3 horas ou mais, o corpo pode retirar até 80% da sua energia das gorduras.

As moléculas de gordura diferem bioquimicamente na sua composição, sendo saturadas, insaturadas ou poliinsaturadas. Esses termos simplesmente se referem ao número de átomos de hidrogênio que se ligam a cada molécula.

Usando uma analogia, considere um novelo de fios. A gordura saturada é como se o comprimento do fio estivesse todo cheio de nós. A insaturada é como se o fio tivesse apenas alguns nós. E a poliinsaturada é como se o fio estivesse enrolado direitinho, sem nenhum nó. Quanto mais saturada (com nós) a gordura, mais provável que a gordura permaneça no corpo e entupa as artérias, aumentando o risco de doenças cardíacas.

Além de outros fatores, as dietas ricas em gordura saturada tendem a elevar o nível de colesterol sangüíneo. Portanto, os especialistas em saúde recomendam que cerca de 2/3 da sua ingesta de gordura seja de gorduras poliinsaturadas.

As gorduras saturadas são encontradas em alimentos como:

Carne de gado
Carneiro
Porco
Frango
Crustáceos
Gema do ovo
Creme de leite
Leite
Queijo
Manteiga
Chocolate
Banha
Gordura vegetal

As gorduras insaturadas são encontradas em:

Abacate
Castanhas
Azeitonas e azeite de oliva
Amendoim, óleo e manteiga de amendoim

As gordura poliinsaturadas são encontradas em:

Amêndoas
Óleo de semente de algodão
Margarina (geralmente)
Noz pecan
Óleo de girasol
Óleo de milho
Peixe
Maionese
Óleo de açafrão
Óleo de soja
Nozes

Gorduras dos Alimentos

As gorduras são um nutriente absolutamente necessário em uma dieta saudável. Mas os fisiculturistas hoje em dia freqüentemente adotam uma dieta tão pobre em gorduras que eles desenvolvem deficiência dietéticas de gordura. Contudo, estão disponíveis alimentos e suplementos que suprem essas gorduras "boas" em quantidades necessárias. Alguns exemplos são:

Óleo de peixe. Em vez de peixe pobre em gordura, use salmão, truta ou cavala. As gorduras de peixe não podem ser prontamente produzidas no organismo, mas são necessários a alguns órgãos (especialmente o cérebro). Você também pode ingerir óleo de peixe na forma de suplemento.

Óleos vegetais poliinsaturados. Dois óleos valiosos são os ácidos linoléico e o linolênico. Os óleos vendidos em supermercados como óleo de milho, girassol e açafrão não podem fornecer ácido linoléico. O óleo de soja é o único óleo vendido no supermercado que contém ácido linolênico. O óleo de semente de linho, que também pode ser encontrado em nozes e sementes de abóbora, é a fonte ideal de ácido linolênico.

TCMs (triglicerídeos de cadeia média). Obtido do óleo de coco, os TCM têm uma reputação injustificada no mundo do fisiculturismo. Acredita-se que os TCMs não podem depositar-se nas células de gordura, mas as pesquisas têm mostrado que isso está errado. Embora os TCMs estejam disponíveis rapidamente na corrente sangüínea, eles não dão mais força, tamanho, velocidade ou resistência a um atleta. Os TCMs são muito parecidos com as calorias de gordura, portanto eu não os recomendo.

Gorduras monoinsaturadas. Essas são as gorduras mais saudáveis porque elas não afetam o seu colesterol ou prostaglandinas (reguladores da ação hormonal) como algumas gorduras poliinsaturadas. As gorduras monoinsaturadas são encontradas no azeite de oliva e nozes macadamia.

Suplementos de ácidos graxos. Vários suplementos de lojas de alimentos contêm ácidos graxos essenciais derivados de óleo de peixe e outras fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário